Como manter a forma quando adolescente

Como manter a forma quando adolescente

Durante a adolescência, seu corpo irá crescer e mudar. Portanto, neste período de sua vida, é importante manter a aptidão física, desenvolver hábitos alimentares saudáveis ​​e praticar esportes. Se você quiser ficar em melhor forma, comece a comer direito. Tente sentar e assistir menos TV e exercitar-se pelo menos uma hora por dia. Se, na adolescência, você decidir levar sua aptidão física mais a sério, poderá se inscrever em uma academia ou agendar uma aula em casa.

 

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Melhorando a dieta

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Coma alimentos que lhe proporcionem uma dieta saudável e equilibrada. A primeira e mais importante coisa a fazer para se manter em forma na adolescência é comer direito. Evite junk food, que inclui a maioria dos alimentos processados ​​e instantâneos. [1] Em vez disso, concentre-se em consumir laticínios e proteínas suficientes para ajudar a crescer. Estes incluem leite, iogurte, frango, carne, peixe e feijão ou tofu.

  • Se você (como a maioria dos adolescentes) ainda mora na casa de seus pais, peça para ajudá-lo com sua dieta. Deixe-os comprar lanches saudáveis ​​para você e, durante cada refeição, eles servirão alimentos integrais que não são processados.
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Coma muitas frutas e legumes. Frutas e legumes devem ocupar uma parte significativa da sua dieta diária. Estabeleça a meta de comer quatro porções de frutas e cinco porções de vegetais todos os dias. [2] 
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Por exemplo, beba um copo de suco de laranja espremido na hora e coma um punhado de frutas no café da manhã, uma pequena porção de salada e uma maçã são adequadas como acompanhamento para o jantar e uma porção de legumes cozidos no jantar.

  • Frutas e vegetais são fontes de açúcares saudáveis ​​(que são muito melhores do que os adicionados aos alimentos processados) e fibras. Tanto isso quanto outro são necessários para o seu corpo.
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Coma alimentos que forneçam cálcio e ferro. Esses dois minerais são vitais para o crescimento do corpo de um adolescente. Defina a tarefa de consumir pelo menos 1300 ml de cálcio diariamente. Isso significa que você precisa beber muito leite e consumir produtos lácteos, incluindo queijos duros e iogurtes. [3]

  • O ferro é especialmente importante para as meninas. Pode ser encontrada em uma variedade de alimentos, incluindo feijão, nozes, carne, porco, frango e ovos.
  • Se você estiver tentando reduzir a ingestão de açúcar, considere adicionar leite integral à sua dieta, em vez de não ter gordura ou conter 1% de gordura, pois contém menos açúcar. [4]
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Consuma alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras. É importante que os adolescentes obtenham vitaminas de sua dieta. As vitaminas estimulam o desenvolvimento normal e são uma parte importante da condição física geral. A fibra preservará a saúde do seu trato digestivo e também lhe dará uma sensação de plenitude. Isso ocorre porque os alimentos que contêm fibras se instalam no estômago e são digeridos lentamente. A fibra é encontrada em alimentos como aipo e feijão. [5]
  • Obter vitamina A de ovos, laticínios e vegetais folhosos escuros. A vitamina B é geralmente fornecida com carne ou peixe. A vitamina C é encontrada em frutas cítricas, frutas e tomates. [6]
  • Os minerais saudáveis ​​são ricos em alimentos como brócolis, batata e frutas cítricas (potássio), além de carne vermelha, frango, frutos do mar (zinco e fósforo), grãos integrais e nozes (magnésio).
  • Além de encontrar vitaminas importantes nos alimentos que você consome, você pode tomar preparações multivitamínicas diariamente. Isso irá complementar sua dieta e ajudá-lo a obter os nutrientes necessários.
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Beba 6 a 8 copos de líquido diariamente para evitar a desidratação. Para um bom funcionamento, seu corpo requer uma grande quantidade de água e outros líquidos. Isto é especialmente verdade se você aumentar sua atividade diária ou iniciar exercícios regulares. Mantenha os níveis de umidade do seu corpo com água, sucos de frutas, chá e outras opções saudáveis. Não beba refrigerantes e bebidas energéticas. [7]
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Coma lanches saudáveis ​​entre as refeições. Os anos da adolescência são os anos de crescimento ativo; portanto, quando seu estômago ronca, não pegue um pedaço de bolo ou um saco de batatas fritas. Em vez disso, prefira lanches saudáveis ​​como iogurte, frutas ou smoothies. [8]

  • Não se preocupe se você costuma sentir fome, pois o aumento da atividade física e da atividade aumenta o apetite.

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