Home Quem Somos Prêmio Boletins FAQs Produtos Profissionais Amigos
Home arrow Trabalhos e Pesquisas arrow Amamentação arrow Uso do copo e da mamadeira e o aleitamento materno em recém-nascidos prematuros e a termo...
Uso do copo e da mamadeira e o aleitamento materno em recém-nascidos prematuros e a termo... PDF Imprimir E-mail
Por Cínthia Tiago Paes de Almeida Pedras; Elizete Aparecida Lomazi da Costa Pinto; Maria Ap. Mezzacappa   
08 de Junho de 2010

A presente revisão permitiu concluir que existem poucos estudos controlados que avaliaram a prevalência e a duração do aleitamento materno em RNT e RNPT, que receberam suplementação ou realizaram a transição da sonda gástrica para o seio materno usando copo ou mamadeira.

 

Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil
Print version ISSN 1519-3829
Rev. Bras. Saude Mater. Infant. vol.8 no.2 Recife Jan./Mar. 2008
doi: 10.1590/S1519-38292008000200003


Uso do copo e da mamadeira e o aleitamento materno em recém-nascidos prematuros e a termo: uma revisão sistemática


 
 

Cínthia Tiago Paes de Almeida Pedras; Elizete Aparecida Lomazi da Costa Pinto; Maria Aparecida Mezzacappa

Departamento de Pediatria. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas. Rua Tessália Vieira de Camargo, 126. Caixa Postal: 6111. Campinas, SP, Brasil. CEP: 13.081-970. E-mail: cinthia.pedras@yahoo.com.br



RESUMO

OBJETIVOS: revisar ensaios clínicos randomizados que avaliaram a prevalência e/ou duração do aleitamento materno na alta hospitalar e/ou durante o primeiro ano de vida, em recém-nascidos a termo ou prematuros. Foram selecionados estudos que incluíram neonatos e que receberam suplementação por copo ou por mamadeira, durante a estadia hospitalar.
MÉTODOS: foram pesquisados artigos publicados em português ou inglês, no período de 1966 a 2006, nas bases de dados Medline, Lilacs e Scielo. Os seguintes termos foram utilizados: "amamentação + mamadeira" combinado com "prevalência", "métodos de alimentação", "duração", "baixo peso", "prematuro" e "recém-nascido".
RESULTADOS: cinco artigos preencheram os critérios de inclusão, suas casuísticas variaram de 14 a 686 recém-nascidos, totalizando 1552 crianças. O uso do copo para a suplementação da amamentação foi associado a maior prevalência de aleitamento materno em neonatos a termo, nascidos de parto cesárea e em prematuros no momento da alta hospitalar.
CONCLUSÕES: parece haver uma influência favorável do uso do copo sobre o aleitamento materno, embora a presente revisão não seja conclusiva e definitiva.

Palavras-chave: Recém-nascido, Prematuro, Aleitamento materno, Mamadeira, Métodos de alimentação

Leia o trabalho inteiro aqui

 
CURSOS ONLINE
 
 
Menu
Parto
Histórias de parto
Humanização e mais
Casas de Parto
Gestação
Bebê
Pós-Parto
Alimentação
Mães & Pais
Feminino
Direitos
Trabalhos e Pesquisas
MAPA DO SITE
 
  
Em breve:
 
 

Blogs

Itens Relacionados